ESTE ENSAIO APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV SEMINOVICH VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO. PARA TANTO APOIA-SE SOBRE ALGUMAS DE SUAS PRINCIPAIS TESES, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS, O QUE INCLUI A DIALÉTICA ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE, COMO TAMBÉM A QUESTÃO CULTURAL, A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM, A APRENDIZAGEM E AS ZONAS DE DESENVOLVIMENTO. PARA A ELABORAÇÃO DESTE ESCRITO, QUE É RESULTADO DE UMA PESQUISA EMINENTEMENTE TEÓRICA, UTILIZARAM-SE ARTIGOS E LIVROS RELACIONADOS AO ASSUNTO TRATADO. RECORREU-SE ESPECIALMENTE AOS TRABALHOS DE VYGOTSKY (1998) COMO TAMBÉM A AUTORES COMO: BRANDÃO (2012), COELHO & PISONI, 2012 E COSTA (2006). OS RESULTADOS PERMITIRAM COMPREENDER QUE AS RELAÇÕES COM O MEIO TÊM INFLUÊNCIA DIRETAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DOS SUJEITOS E QUE ISSO OCORRE DESDE A NOSSA INFÂNCIA. OBSERVOU-SE AINDA QUE AS BRINCADEIRAS CONSTITUEM UMA FORMA DIVERTIDA DE CONSTRUIR E DESENVOLVER CONHECIMENTO. ENFIM, A TEORIA VYGOTSKIANA DEMONSTRA QUE É NECESSÁRIO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A AUTONOMIA, COMO CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ATIVOS E CAPAZES DE PROMOVER AS MUDANÇAS EM SI MESMOS E NA SOCIEDADE.