O PRESENTE TRABALHO, ELABORADO NA DISCIPLINA DE POLÍTICA E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO, CONFIGURA-SE SOBRE A COMPREENSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA É DE CARÁCTER QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E DE CAMPO, EM QUE USAMOS COMO FERRAMENTA DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO. ATRAVÉS DOS DADOS COLETADOS FORAM FEITAS ANÁLISES E DISCUSSÕES SOBRE O ASSUNTO. ESTE É UM ESTUDO REALIZADO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE RAFAEL FERNANDES/RN, ONDE PERCEBEMOS O POUCO CONHECIMENTO QUE ELES APRESENTAM SOBRE A TEMÁTICA E, EM DECORRÊNCIA DISSO, AINDA NÃO É PERCEPTÍVEL MUDANÇAS RELATIVAS AO CURRÍCULO E/OU AÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. APESAR DISSO, OS PROFESSORES TECERAM ALGUMAS CRÍTICAS À BNCC, TAIS COMO A TECNICIDADE DO DOCUMENTO E QUESTÕES RELATIVAS À SUA APLICAÇÃO. OS RESULTADOS TRAZEM ESCLARECIMENTOS SOBRE A REALIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REFERIDA CIDADE PESQUISADA.