O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS PARA O TRABALHO COM O TEMA DAS RER NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO PERÍODO DE 2003 A 2017. ESSA PESQUISA TEÓRICA E SE INSERE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS DENTRE OUTROS ASPECTOS, TEM CARÁTER DESCRITIVO E SE PREOCUPA MAIS COM O PROCESSO DO QUE COM O PRODUTO. FIZEMOS UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS PUBLICADOS NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E NA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). EMBORA HAJA UM NOTÁVEL CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PRODUÇÕES ACERCA DAS RER NO ÂMBITO ESCOLAR, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL TENDO EM VISTA O TRABALHO COM O TEMA DAS RER AINDA É POUCO ABORDADA PELOS ESTUDIOSOS DA DINÂMICA RACIAL. A CONSTRUÇÃO DIALOGA COM AUTORES QUE DISCUTEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (KISHIMOTO, 2005, 2011; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2001, 2007, 2011; FORMOSINHO, 2009) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MODO GERAL (NÓVOA, 1992), ASSIM COMO TRABALHOS QUE ENFOCARAM AS RER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CAVALLEIRO, 1998; DIAS, 2012; OLIVEIRA, 2004; TRINIDAD, 2011) E NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NESSA E EM OUTRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BEDANI, 2006; MONTEIRO, 2010; SOUZA, 2012).