NESTE ARTIGO TRAZEMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE O MODO DE PENSAMENTO NARRATIVO E O CARTESIANO, BUSCANDO COMPREENDER OS COMPORTAMENTOS LINGUÍSTICOS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE PRODUZEM TEXTOS CONSIDERADOS NÃO ACADEMICAMENTE ADEQUADOS TANTO NAS TECNOLOGIAS MÓVEIS, QUANTO NAS TECNOLOGIAS ESTÁTICAS-CADERNOS, APOSTILAS, LIVROS, LOUSA –, QUE A CULTURA ESCOLAR, A FÔRMA CARTESIANA, DETERMINA QUE DEVE PREVALECER. RECONHECE-SE QUE A LEGITIMAÇÃO DA ACADEMIA NÃO OCORRERÁ DE FORMA IMEDIATA, MAS É INEGÁVEL QUE DEVA COMEÇAR PELAS MUDANÇAS DE ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E NÃO POR DECRETOS OU REFORMAS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CURSOS, UMA VEZ QUE JÁ CONTEMPLAM A POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS DE ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUANDO ABORDAM A QUESTÃO DA AUTONOMIA. O TEXTO ADEQUADO ACADEMICAMENTE É ALTAMENTE PLANEJADO, RESULTADO DE UMA LEITURA DE MUNDO DE BASE ESTRITAMENTE CARTESIANO, REGIDA, PORTANTO, PELO MODO CIENTÍFICO DE PENSAMENTO. POR ESSE MOTIVO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A LEITURA DE MUNDO DE FORMA CARTESIANA ANTECEDE A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO.