O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM REQUER DINAMICIDADE E CRIATIVIDADE PARA QUE APRESENTE RESULTADOS SATISFATÓRIOS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ENQUANTO SUJEITO CRÍTICO E PARTICIPATIVO. É NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ESTE PROCESSO TEM SEU INÍCIO, ASSIM A PRESENTE PESQUISA APONTA OS SENTIDOS E SENSAÇÕES COMO RECURSOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PROPORCIONANDO A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM TEM POR OBJETIVO APONTAR QUE O USO DE ESTRATÉGIAS EM QUE SE EXPLORAM AS SENSAÇÕES E SENTIDOS OFERECE ÀS CRIANÇAS A OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS AÇÕES VIVENCIADAS NO SEU COTIDIANO. TRATA-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL DE CARÁTER EXPLICATIVA. CONSIDERANDO AS TEORIAS APRESENTADAS, COMO TAMBÉM AS ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBSERVADAS NA ATIVIDADE DE ESTÁGIO REALIZADO NA INSTITUIÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA, FOI FEITA UMA RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS E APLICAÇÃO, ONDE SE CONSTATOU QUE O USO DAS SENSAÇÕES E SENTIDOS CONTRIBUEM SATISFATORIAMENTE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTA FEITA, APONTA-SE AINDA QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM APRESENTA RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS, QUANDO INTERLIGADO NOS MAIS DIVERSOS CONTEXTO EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO.