O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A ENTENDER A CONCEPÇÃO QUE AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RERIUTABA TÊM, SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ESTA É UMA PESQUISA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZADA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NEM UMA CIDADE NO INTERIOR DO CEARÁ NO ANO DE 2019. FORAM APLICADOS NOVE QUESTIONÁRIOS CONSTITUÍDOS DE DEZ QUESTÕES ABERTAS COM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. COM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DOCENTE É POSSÍVEL INFERIR QUE AS PROFESSORAS SÃO INCENTIVADAS A COMPLEMENTAR SUA FORMAÇÃO E O FAZEM SEMPRE QUE POSSÍVEL POIS OS CURSOS, PALESTRAS ENFIM O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO NÃO É OFERTADO NO MUNICÍPIO DE FORMA FREQUENTE. APESAR DE EXISTIR UMA APROXIMAÇÃO DAS EDUCADORAS COM A TEMÁTICA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PREPARO PEDAGÓGICO DAS MESMAS PRECISA SER MELHOR TRABALHADO UMA VEZ QUE HÁ UMA INSEGURANÇA QUANTO AO ASSUNTO. DE ACORDO COM O QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL DIZER QUE AINDA É UM DESAFIO PROMOVER A INCLUSÃO NAS ESCOLAS. INCLUIR NO SENTIDO DE ACOLHER E REALMENTE DAR CONDIÇÕES DO OUTRO PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO QUE ESTA SENDO PROPOSTA. ESCOLAS DESPREPARADAS PEDAGOGICAMENTE E ESTRUTURALMENTE PARA RECEBER CRIANÇAS QUE PRECISAM DE UMA ATENÇÃO EM RELAÇÃO AO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM AINDA É UMA REALIDADE E NO INTERIOR OU CIDADES PEQUENAS POR VEZES ESSE PROBLEMA SE ACENTUA. A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DAS PROFESSORAS PRECISA SER FORTALECIDA VISLUMBRANDO ASSIM UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE A TODOS OS ALUNOS E EM ESPECIAL AOS QUE DEMANDAM UM OLHAR MAIS ATENTO PARA COM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. CAPACITAR NOSSOS EDUCADORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE SER PARTE INTEGRANTE DO PLANO DE AÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA ESCOLA.