TORNAR OS CONTEÚDOS ESCOLARES ACESSÍVEIS AO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS E AO MESMO TEMPO FOMENTAR O INTERESSE DESSES EM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PAUTADA NA FORMAÇÃO ÉTICA E CRÍTICA, EM CONJUNTO A REALIDADE ATUAL TEM SIDO UMA TAREFA ÁRDUA PARA MUITOS EDUCADORES. AINDA ASSIM, MUITOS DOCENTES RESTRINGEM-SE APENAS NA USUALIDADE DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS, TORNANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DESINTERESSANTE AO VIÉS DO ALUNO. CONCOMITANTE A ESSA VERTENTE, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EVIDENCIAR O VALOR DAS ATIVIDADES LÚDICAS RELACIONADAS AO JOGO DIDÁTICO E A MODELIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO DO SABER. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI DESENVOLVIDA JUNTO A UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE ESPIRITO SANTO/RN. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS EM CONJUNTO A UMA ATIVIDADE LÚDICA INTITULADA “BINGO DOS PROTOCTISTA”. DESDE O INÍCIO DA APLICAÇÃO EVIDENCIOU-SE UMA CERTA EMPOLGAÇÃO E CURIOSIDADE DA TURMA COM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUXILIARES DE MODELIZAÇÃO E LUDICIDADE ONDE PODE-SE REVALIDAR COM SIGNIFICÂNCIA A PLAUSIBILIDADE DAS AÇÕES MENOS CONVENCIONAIS E EXITOSAS, ENTREPOSTAS AO CENÁRIO METÓDICO DAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EXPRESSA NA ATUALIDADE REDIRECIONANDO POSITIVAMENTE O FAZER PEDAGÓGICO DE FORMA PARTICIPATIVA E PRAZEROSA PARA O ALUNO POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EFICIENTE.