DELINEAMOS ESTE ESTUDO ATRAVÉS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: A IDEOLOGIA E A ALIENAÇÃO NAS OBRAS ‘1984’, DE GEORGE ORWELL, E ‘JOGOS VORAZES’ , DE SUZANNE COLLINS: A FALTA DE EDUCAÇÃO PODE LEVAR O INDIVÍDUO AO APRISIONAMENTO? SENDO ASSIM, NOSSO OBJETIVO GERAL SERÁ COMPREENDER COMO SE REVELA A IDEOLOGIA E A ALIENAÇÃO NAS OBRAS “1984”, DE GEORGE ORWELL, E “JOGOS VORAZES”, DE SUZANNE COLLINS, DE MODO A CONSTRUIR UMA PONTE DE DIÁLOGO ENTRE ELAS E TRAZER A SUA ADVERTÊNCIA TEÓRICA. PARA TAL, ORGANIZAMOS A NOSSA PESQUISA DA SEGUINTE FORMA: PRIMEIRAMENTE, BUSCAMOS DESVELAR O SIGNIFICADO DAS CONCEPÇÕES DE IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO A SEREM ADOTADAS COMO FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE ANÁLISE DAS OBRAS LITERÁRIAS; FEITO ISTO, APRESENTAREMOS SINTETICAMENTE A NARRATIVA DAS OBRAS EM QUESTÃO, A FIM DE VIABILIZAR A ANÁLISE SUBSEQUENTE DE SEU CONTEÚDO E, POR FIM, PROMOVEREMOS UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICO-ANALÍTICA DO MODO COMO AS OBRAS EM QUESTÃO TOCAM NAS TEMÁTICAS DA IDEOLOGIA E DA ALIENAÇÃO.