PENSAR A LITERATURA PARA A SALA DE AULA SEMPRE FOI UMA DAS MAIORES PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS POR AQUELES QUE SE PROPUSERAM A DEBRUÇAR-SE SOBRE TAL QUESTÃO. SE PENSARMOS EM TERMOS HISTÓRICOS, NOTAMOS CONSIDERÁVEL AVANÇO NO ENSINO DA LITERATURA, NO BRASIL, SE CONSIDERARMOS, POR EXEMPLO, O SÉCULO PASSADO. AINDA ASSIM, EXISTE UM ASPECTO DA LITERATURA QUE NÃO FOI TRABALHADA DE MANEIRA ADEQUADA: A LITERATURA ERÓTICA. NESTE ARTIGO, COLOCAMOS EM EVIDÊNCIA A POÉTICA ERÓTICA DE HILDA HILST, POETISA E ROMANCISTA QUE TEVE SEU ÁPICE NO MOMENTO EM QUE O BRASIL VIVIA O MODERNISMO. NA OBRA POÉTICA DE HILDA, ENCONTRAMOS VÁRIOS ASPECTOS DE EROTISMO QUE, TRADICIONALMENTE, É VISTO DE MANEIRA INADEQUADA PELA SOCIEDADE GERAL, ESPECIALMENTE PELA PERCEPÇÃO DO SENSO COMUM. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS, NESTE TRABALHO, ANALISAR TRÊS POEMAS DE HILDA HILST – BALADA DE ALZIRA, BALADA PRÉ-
-NUPCIAL E O III, QUE SE ENCONTRA NO LIVRO POEMAS MALDITOS, GOZOSOS E DEVOTOS, A FIM DE DEMONSTRARMOS AS TEMÁTICAS ERÓTICO-AMOROSAS QUE PERPASSAM OS SEUS POEMAS, CONSIDERANDO POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE LITERATURA. FUNDAMENTAMO-NOS, PARA ISSO, EM TEXTOS DE DAL FARRA (2001), PARA TRATARMOS SOBRE A QUESTÃO DA ESCRITA FEMININA, PAGOTO E JACOMEL (2008), QUE FALAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES FEMININA NA LITERATURA, E DE SILVA (2011), PARA TRATAR SOBRE EROTISMO E SEUS ASPECTOS EM HILDA HILST. ESPERAMOS CONTRIBUIR, ASSIM, COM O ENSINO E COM A DIVULGAÇÃO DA OBRA DE HILDA.