O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER SOBRE A MÁ APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS LÚDICAS EM FAVOR DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O LÚDICO NÃO É APENAS UMA FORMA DE ENSINAR OU ALGUMA DISTRAÇÃO PARA GASTAR A ENERGIA DA CRIANÇA E SIM UM MEIO PARA ENRIQUECER E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DAS MESMAS. NESSE SENTIDO BUSCA-SE ENCONTRAR POSSÍVEIS CUIDADOS QUE O EDUCADOR DEVE TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS E SOLUCIONAR OS DESAFIOS DE TRABALHAR A LUDICIDADE. O PROBLEMA NORTEADOR DA PESQUISA FOI: QUAL O DESAFIO DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO A PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO? QUE POSSÍVEIS CUIDADOS O EDUCADOR DEVERÁ TER AO TRABALHAR COM ATIVIDADES LÚDICAS? PROPÕE-SE ENTÃO POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, ANALISAR PONTOS E CONTRAPONTOS DA LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO PARA O DESEMPENHO DO PROFESSOR EM SALA. FUNDAMENTOU-SE NA PRESENTE PESQUISA TEÓRICA COM: FRIEDMAM (1996), KISHIMOTO (2008), PIAGET (1976), SANTOS (1997), VYGOTSKY (1984), RAU (2013), OLIVEIRA (2010), ENTRE OUTROS. ASSIM, EXERCER A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVE TER COMO FUNDAMENTO ESTABELECER AO ALUNO DIVERSÃO E AO MESMO TEMPO APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR SEJA ATENCIOSO E SIRVA DE MEDIAÇÃO ENTRE O ALUNO E O ACESSO AO CONHECIMENTO.