ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA, JUSTIFICANDO SEU ENVOLVIMENTO NA VIDA DE SEUS FILHOS. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NA INSTITUIÇÃO UNIDADE INTEGRADA PLIM PLIM, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA CIDADE DE BACABAL - MA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA; TENDO COMO OBJETIVO, ANALISAR A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, A PARTIR DO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM DURANTE TODO O PROCESSO LETIVO. FOI UTILIZADO COMO SUPORTE TEÓRICO OS AUTORES, (PIMENTA, 2012); (TEDESCO, 2002); PARO (2007); INFORMAL (SILVEIRA; WAGNER, 2009). PORTANTO, AFIRMA-SE QUE É NA FAMÍLIA QUE SE CONSTROEM OS PRIMEIROS MODELOS A SEREM SEGUIDOS PELAS AS CRIANÇAS, E ESTA CONSTITUI UM IMPORTANTE PAPEL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL SUA PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR E ALCANÇANDO RESULTADOS EDUCACIONAIS SATISFATÓRIOS, TANTO PARA A ESCOLA E FAMÍLIA COMO, PRINCIPALMENTE PARA O ALUNO.