Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA

Palavra-chaves: BIOLOGIA., ESCOLA., ENSINO HÍBRIDO., ALUNO., ALUNO. Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60288
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 5231
    "titulo" => "ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA INOVADORA NAS AULAS DE BIOLOGIA UTILIZANDO O ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PARTIR DA IDEIA DO ENSINO HÍBRIDO, NAS AULAS DE BIOLOGIA, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A RESPONSABILIDADE DA APRENDIZAGEM SEJA DIVIDIDA, OU SEJA, AGORA É DO ESTUDANTE E NÃO APENAS DO PROFESSOR, ONDE AQUELE ASSUME UMA POSTURA MAIS PARTICIPATIVA, PROATIVA, DESENVOLVENDO PROJETOS E, POSSIBILITANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROFESSOR NÃO É DESCARTADO, MAS ASSUME A FUNÇÃO DE MEDIADOR, CONSULTOR DO ENTÃO APRENDIZ. ASSIM, O ENSINO TORNA-SE UM EXERCÍCIO ONDE AS RESPONSABILIDADES SÃO COMPARTILHADAS, PERSONALIZANDO O ENSINO E PERMITINDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM APRENDER RECORRENDO A VÁRIOS MÉTODOS, FAZENDO COM QUE O CONTEÚDO POSSA FLUIR. DE OBRIGAÇÃO, AS AULAS DE BIOLOGIA TORNAM-SE UM EXERCÍCIO PRAZEROSO E DIVERTIDO, ONDE A MISCEGANAÇÃO COM O MODELO HÍBRIDO, COM FOCO EM VALORES, COMPETÊNCIAS AMPLAS, PROJETO DE VIDA, METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E COLABORAÇÃO, COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. CADA ALUNO DESENVOLVE UM PERCURSO MAIS INDIVIDUAL E PARTICIPA EM DETERMINADOS MOMENTOS DE ATIVIDADES DE GRUPO, ONDE A APRENDIZAGEM É DINAMIZADA. NOS MOMENTOS ON LINE UMA PARTE DAS ORIENTAÇÕES SERÁ VIA SISTEMA E A PRINCIPAL SERÁ FEITA POR PROFESSORES QUE ORIENTARÃO OS ALUNOS NAS QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS E COMPLEXAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA., ESCOLA., ENSINO HÍBRIDO., ALUNO., ALUNO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5231_22052019081357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLÁUCIA MENDES FIUZA TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA TARGINO"
    "autor_email" => "glaucia.paola@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60288
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 5231
    "titulo" => "ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA INOVADORA NAS AULAS DE BIOLOGIA UTILIZANDO O ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PARTIR DA IDEIA DO ENSINO HÍBRIDO, NAS AULAS DE BIOLOGIA, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A RESPONSABILIDADE DA APRENDIZAGEM SEJA DIVIDIDA, OU SEJA, AGORA É DO ESTUDANTE E NÃO APENAS DO PROFESSOR, ONDE AQUELE ASSUME UMA POSTURA MAIS PARTICIPATIVA, PROATIVA, DESENVOLVENDO PROJETOS E, POSSIBILITANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROFESSOR NÃO É DESCARTADO, MAS ASSUME A FUNÇÃO DE MEDIADOR, CONSULTOR DO ENTÃO APRENDIZ. ASSIM, O ENSINO TORNA-SE UM EXERCÍCIO ONDE AS RESPONSABILIDADES SÃO COMPARTILHADAS, PERSONALIZANDO O ENSINO E PERMITINDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM APRENDER RECORRENDO A VÁRIOS MÉTODOS, FAZENDO COM QUE O CONTEÚDO POSSA FLUIR. DE OBRIGAÇÃO, AS AULAS DE BIOLOGIA TORNAM-SE UM EXERCÍCIO PRAZEROSO E DIVERTIDO, ONDE A MISCEGANAÇÃO COM O MODELO HÍBRIDO, COM FOCO EM VALORES, COMPETÊNCIAS AMPLAS, PROJETO DE VIDA, METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E COLABORAÇÃO, COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. CADA ALUNO DESENVOLVE UM PERCURSO MAIS INDIVIDUAL E PARTICIPA EM DETERMINADOS MOMENTOS DE ATIVIDADES DE GRUPO, ONDE A APRENDIZAGEM É DINAMIZADA. NOS MOMENTOS ON LINE UMA PARTE DAS ORIENTAÇÕES SERÁ VIA SISTEMA E A PRINCIPAL SERÁ FEITA POR PROFESSORES QUE ORIENTARÃO OS ALUNOS NAS QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS E COMPLEXAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA., ESCOLA., ENSINO HÍBRIDO., ALUNO., ALUNO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5231_22052019081357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLÁUCIA MENDES FIUZA TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA TARGINO"
    "autor_email" => "glaucia.paola@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA INOVADORA NAS AULAS DE BIOLOGIA UTILIZANDO O ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PARTIR DA IDEIA DO ENSINO HÍBRIDO, NAS AULAS DE BIOLOGIA, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A RESPONSABILIDADE DA APRENDIZAGEM SEJA DIVIDIDA, OU SEJA, AGORA É DO ESTUDANTE E NÃO APENAS DO PROFESSOR, ONDE AQUELE ASSUME UMA POSTURA MAIS PARTICIPATIVA, PROATIVA, DESENVOLVENDO PROJETOS E, POSSIBILITANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROFESSOR NÃO É DESCARTADO, MAS ASSUME A FUNÇÃO DE MEDIADOR, CONSULTOR DO ENTÃO APRENDIZ. ASSIM, O ENSINO TORNA-SE UM EXERCÍCIO ONDE AS RESPONSABILIDADES SÃO COMPARTILHADAS, PERSONALIZANDO O ENSINO E PERMITINDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM APRENDER RECORRENDO A VÁRIOS MÉTODOS, FAZENDO COM QUE O CONTEÚDO POSSA FLUIR. DE OBRIGAÇÃO, AS AULAS DE BIOLOGIA TORNAM-SE UM EXERCÍCIO PRAZEROSO E DIVERTIDO, ONDE A MISCEGANAÇÃO COM O MODELO HÍBRIDO, COM FOCO EM VALORES, COMPETÊNCIAS AMPLAS, PROJETO DE VIDA, METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E COLABORAÇÃO, COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. CADA ALUNO DESENVOLVE UM PERCURSO MAIS INDIVIDUAL E PARTICIPA EM DETERMINADOS MOMENTOS DE ATIVIDADES DE GRUPO, ONDE A APRENDIZAGEM É DINAMIZADA. NOS MOMENTOS ON LINE UMA PARTE DAS ORIENTAÇÕES SERÁ VIA SISTEMA E A PRINCIPAL SERÁ FEITA POR PROFESSORES QUE ORIENTARÃO OS ALUNOS NAS QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS E COMPLEXAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.