O PRESENTE ARTIGO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA INOVADORA NAS AULAS DE BIOLOGIA UTILIZANDO O ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PARTIR DA IDEIA DO ENSINO HÍBRIDO, NAS AULAS DE BIOLOGIA, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A RESPONSABILIDADE DA APRENDIZAGEM SEJA DIVIDIDA, OU SEJA, AGORA É DO ESTUDANTE E NÃO APENAS DO PROFESSOR, ONDE AQUELE ASSUME UMA POSTURA MAIS PARTICIPATIVA, PROATIVA, DESENVOLVENDO PROJETOS E, POSSIBILITANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROFESSOR NÃO É DESCARTADO, MAS ASSUME A FUNÇÃO DE MEDIADOR, CONSULTOR DO ENTÃO APRENDIZ. ASSIM, O ENSINO TORNA-SE UM EXERCÍCIO ONDE AS RESPONSABILIDADES SÃO COMPARTILHADAS, PERSONALIZANDO O ENSINO E PERMITINDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM APRENDER RECORRENDO A VÁRIOS MÉTODOS, FAZENDO COM QUE O CONTEÚDO POSSA FLUIR. DE OBRIGAÇÃO, AS AULAS DE BIOLOGIA TORNAM-SE UM EXERCÍCIO PRAZEROSO E DIVERTIDO, ONDE A MISCEGANAÇÃO COM O MODELO HÍBRIDO, COM FOCO EM VALORES, COMPETÊNCIAS AMPLAS, PROJETO DE VIDA, METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E COLABORAÇÃO, COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. CADA ALUNO DESENVOLVE UM PERCURSO MAIS INDIVIDUAL E PARTICIPA EM DETERMINADOS MOMENTOS DE ATIVIDADES DE GRUPO, ONDE A APRENDIZAGEM É DINAMIZADA. NOS MOMENTOS ON LINE UMA PARTE DAS ORIENTAÇÕES SERÁ VIA SISTEMA E A PRINCIPAL SERÁ FEITA POR PROFESSORES QUE ORIENTARÃO OS ALUNOS NAS QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS E COMPLEXAS.