PARA QUE A ESCOLA ESTEJA VOLTADA A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA DOS CIDADÃOS É PRECISO QUE ESSA OFEREÇA OPORTUNIDADES AOS INDIVÍDUOS PARA CAMINHAREM JUNTO AO PROCESSO DO CRESCIMENTO DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GESTOR ESCOLAR, COM ÊNFASE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS, ATRAVÉS DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ESTABELECIDO NA PRÓPRIA LDB. PELO ESTUDO FOI POSSÍVEL RECONHECER QUE SÃO MUITAS AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS PARA QUE A QUALIDADE DO ENSINO PERMITA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA ENFRENTAR A GRANDE COMPETITIVIDADE PROFISSIONAL, TAIS COMO A DETERMINAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, A FORMAÇÃO DOS DOCENTES, A AVALIAÇÃO E DETERMINAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR, DENTRE OUTRAS.