O OBJETIVO DESTE ESTUDO É, DISCUTIR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS METODOLOGIAS ATIVAS CONSISTEM NA MUDANÇA DE PARADIGMA, NO QUAL O ESTUDANTE É VISTO COMO UM SER PASSIVO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PASSANDO A SER, PROTAGONISTA E TRANSFORMADOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. DIANTE DO NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL, ESPERA-SE QUE O PROFESSOR REFLITA SOBRE SUA AÇÃO DIDÁTICA, FRENTE A UMA SOCIEDADE PERMEADA PELAS TECNOLOGIAS E UM MERCADO CADA VEZ MAIS EXIGENTE, QUE REQUER DO FAZER PEDAGÓGICO, MUDANÇAS EMERGENTES, QUE PREPARE OS ESTUDANTES PARA A VIDA E PARA TRABALHO. ACREDITASE QUE ESSE ESTUDO, POSSA CONTRIBUIR PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA, PARA OS PROFESSORES E PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR , POR COMPREENDER-SE QUE O ENSINO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E COLABORATIVO.