A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS NOVAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS VÊM SENDO DESCOBERTAS A CADA DIA. DIANTE DESSE CONTEXTO, OS RECURSOS DA MODALIDADE EAD AJUDAM DE FORMA POSITIVA O ENSINO DE BIOLOGIA NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS. ESTE ÊXITO VEM DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE DINAMIZAM A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E AUMENTAM O INTERESSE DOS MESMOS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL E PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA TURMA DO CURSO SEMIPRESENCIAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA DA UFC AO APLICAR METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A DIFUSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA EM EAD, ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ. PARA NORTEAR AS REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES DE PARECERES, A PESQUISA CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS DA ÁREA, DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, TANTO PRESENCIAL COMO NA MODALIDADE EAD, E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE PERMITISSEM IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHORASSEM O CURSO. COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AUMENTOU O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, CONCILIANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O PRÁTICO.