O PRESENTE ARTIGO TEM OBJETIVO DE APRESENTAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DO CAMPO A PARTIR DE UMA ANÁLISE FÍSICA E PEDAGÓGICA EM HUMAITÁ-AM. PRETENDE AINDA RELATAR COMO É A PRÁTICA DA ESCOLA NO CAMPO E, AS METODOLOGIAS UTILIZADA DE ACORDO COM O QUE FOI OBSERVADO DURANTE A PESQUISA, UTILIZANDO NOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS A FIM DE PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA, AMPLIANDO O ESTUDO INDO A CAMPO, VISITANDO A ESCOLA DO CAMPO ESCOLHIDA PARA A OBTENÇÃO DE DADOS, UTILIZANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA QUE SE PREOCUPOU COM A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DO FENÔMENO PARA MELHOR TRABALHAR A NOSSA TEMÁTICA, OBTENDO OS DADOS NECESSÁRIOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, SENDO UM DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA PROPÍCIOS PARA SE OBTER AS INFORMAÇÕES SOBRE COMO É A REALIDADE DA ESCOLA, COMO OS PROFESSORES REALIZAM SEUS PLANEJAMENTO, POIS EM RELAÇÃO DO MESMO É DIFERENTE DA CIDADE, OU SEJA, O PRIMEIRO PASSO EM QUE ELES IDENTIFICAM AS DIFICULDADES DOS ALUNOS É FEITO ATRAVÉS DE DIAGNOSTICO, E ASSIM REALIZAM SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM CADA DIFICULDADES ENCONTRADA EM CADA ALUNO.