O PRESENTE TRABALHO APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LEGITIMIDADE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR E DA FORMAÇÃO BÁSICA DO EDUCANDO, POR MEIO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS COGNITIVOS E DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS. O TRABALHO FUNDAMENTAR-SE-Á EM TORNO DAS SEGUINTES TEMÁTICAS: AS PRINCIPAIS FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA, FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, PROFISSIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE, A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO EDUCADOR EM SERVIÇO, VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES POR MEIO PRAXIS PEDAGÓGICA, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, DESENVOLVIMENTO DOCENTE PELO DESENVOLVENDO DISCENTE. O APORTE TEÓRICO DESTE TRABALHO SERÁ BASEADO EM PARO (2016), LIBÂNEO (2010) E POTI (2014) COM SUAS OBRAS QUE TRATAM DE ASSUNTOS RELACIONADOS À GESTÃO DEMOCRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO EMBASAR-SE-Á POR UMA EXTENSIVA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE DIFERENTES FONTES, TAIS COMO, IMBÉRNON (2010) E BOUDIEU (2009). ESSES AUTORES ALÉM DE POSSUÍREM SIGNIFICANTES CONTRIBUIÇÕES COM A TEMÁTICA, DIALOGAM COM OUTROS AUTORES, SOBRE ASPECTOS IMPORTANTES DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE QUE PRECISAM SER CONSIDERADOS NUMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES TENDO COMO MOMENTO O SERVIÇO, ESPAÇO O “CHÃO DA ESCOLA” E INSUMOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO.