O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS AÇÕES COTIDIANAS DA ESCOLA, E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS, COMPREENDER COMO ESSES AGENTES ESCOLARES SE RELACIONAM E ENTENDEM TAIS RELAÇÕES LIGADAS AO COTIDIANO DO ALUNO, ENTENDER COMO A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES RACIAIS É PERCEBIDA E ENCAMINHADA POR ESTES PROFISSIONAIS DA ESCOLA. NO DECORRER DO TRABALHO A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS QUESTÕES QUE FAZEM PARTE DESTE CONTEXTO NO QUAL ELAS ATUAM, NO QUE TANGE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ASSIM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO ESSENCIAL DESENVOLVIDO POR ELAS NO DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA, SUBSIDIA-SE, PRINCIPALMENTE, NO APORTE DA LITERATURA ESPECIALIZADA PRODUZIDA POR PIMENTA (2010, 2011), ALMEIDA E PLACCO (2009), ALVES E GARCIA (2010), COELHO E PADINHA (2013), COELHO E SILVA (2017). AO DISCUTIRMOS A CATEGORIA COTIDIANO E A PERCEPÇÃO DESTA PELOS ATORES DO TRABALHO, RECORREREMOS À CERTEAU (1994), PENIN (2011) E OLIVEIRA E ALVES (2008). PARA TANTO, RECORRE-SE METODOLOGICAMENTE EM BARDIN (2016) QUANTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO NO TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS, MECÂNICA E MANUALMENTE, EM ENTREVISTA DIRECIONADAS POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO À QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS, LOCALIZADAS NA PERIFERIA DE BELÉM-PA. PRELIMINARMENTE CONCLUÍMOS QUE O PAPEL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS – DE DEFINIDORAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS REALIZADAS NA ESCOLA – É REITERADO PELAS LEGISLAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, PARA TANTO É FUNDAMENTAL O DOMÍNIO DO APORTE TEÓRICO DA LITERATURA ESPECIALIZADA.