A TECNOLOGIA EDUCACIONAL BATALHA DE CONHECIMENTO AFRICANO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRABALHAR A BIOLOGIA E TRANSVERSALIDADE UTILIZANDO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO. FOI TRABALHADO O FILO CHORDATA, MAIS ESPECIFICAMENTE ANIMAIS NATIVO-AFRICANOS E SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, E QUANTO A TRANSVERSALIDADE, FOI TRABALHADO O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA E APRESENTADA A PROPOSTA DA NOVA ESCOLA DE ESTUDOS AFRICANOS. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO E CONCLUÍDO DURANTE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS MEDIANTE A PROPOSTA DE CONFECÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. A BATALHA DE CONHECIMENTO AFRICANO TOMOU COMO BASE O MODELO DE BATALHA NAVAL, NO ENTANTO, EM VEZ DOS NAVIOS, O PARTICIPANTE PRECISA ENCONTRAR E COMPLETAR OS ANIMAIS PRESENTES NO PAINEL. PARA CADA ANIMAL ENCONTRADO, HÁ UM CARTÃO INFORMATIVO CONTENDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. A PONTUAÇÃO É CORRESPONDENTE A EXPECTATIVA DE VIDA DE CADA ANIMAL, AO FIM DA PARTIDA OS PONTOS SÃO SOMADOS E DETERMINA-SE O VENCEDOR. O SALDO DA APLICAÇÃO DO REFERIDO INSTRUMENTO É POSITIVO TANTO NOS RESULTADOS OBTIDOS NO QUE DIZ RESPEITO AO DESEMPENHO DOS ALUNOS E ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, QUANTO PARA OS DISCENTES QUE APLICAM A TECNOLOGIA. ISTO EM RAZÃO DA QUALIDADE DE INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO POR MEIO DO MEDIADOR SEMIÓTICO EM QUESTÃO. O MESMO AINDA PODE SER ADAPTADO PARA A APLICAÇÃO DE OUTROS CONTEÚDOS, DE DIFERENTES DISCIPLINAS E PARA DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS.