METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61090 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3734 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES" "resumo" => """ AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005). \r\n TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. \r\n FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL. \r\n DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS. DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METAMORFOSE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID210_24092019211828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO" "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61090 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3734 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES" "resumo" => """ AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005). \r\n TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. \r\n FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL. \r\n DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS. DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METAMORFOSE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID210_24092019211828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO" "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }