AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005).
TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL.
DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS. DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE.