Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, METAMORFOSE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61090
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3734
    "inscrito_id" => 210
    "titulo" => "METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES"
    "resumo" => """
      AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005).  \r\n
      TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS  DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL  E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. \r\n
      FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O  INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL. \r\n
      DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS.  DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METAMORFOSE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID210_24092019211828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61090
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3734
    "inscrito_id" => 210
    "titulo" => "METAMORFOSE DA CIÊNCIA NAS ASAS DA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES"
    "resumo" => """
      AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005).  \r\n
      TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS  DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL  E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. \r\n
      FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O  INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL. \r\n
      DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS.  DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METAMORFOSE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID210_24092019211828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER A ATIVIDADE CIENTÍFICA EM RELAÇÃO AO MUNDO, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E PARADIGMAS DA INVESTIGAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM MISTURADOS, NÃO É TAREFA FÁCIL. COMO DEMONSTRADO POR KUHN (1979), NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR ENQUANTO AS PRÁTICAS REALIZADAS NAS AULAS NÃO SEJAM VISTAS COMO UM PROGRESSO DE ÂMBITO CIENTÍFICO. OS ESTUDANTES, ALÉM DISSO, TENDEM A SE INTERESSAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, AUMENTANDO O GOSTO PELA ÁREA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS PODEM SER CONDUZIDAS PARA FAVORECER OS ALUNOS, COM MODOS DE PENSAR E TER NOVAS ATITUDES E INTERLIGAR A TECNOLOGIA, A CIÊNCIA, A SOCIEDADE E O AMBIENTE ONDE VIVEM, VISANDO APROXIMAR O ENSINO DA CIÊNCIA (CACHAPUZ ET AL., 2005). TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL PROPOR ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS DO PONTO DE VISTA PROCEDIMENTAL E INDICAR HABILIDADES PRÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES VISANDO DESENVOLVER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. FOI INVESTIGADO O ENSINO DE CIÊNCIAS DESDE O INÍCIO, NA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS, BEM COMO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EEM DE CAMPOS SALES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DE LEVANTAMENTO FEITO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIOS APLICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES INVESTIGAMOS OS PONTOS FORTES E FRACOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. ELABORAMOS OFICINAS INTERDISCIPLINARES COM TEMÁTICAS DO NOSSO DIA A DIA COM INTUITO DE CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS E INFORMÁ-LOS CORRETAMENTE.. PRODUZIMOS PROGRAMAS DE RÁDIO INFORMATIVOS E ATRATIVOS, DEMONSTRANDO QUE VIVEMOS E APRENDEMOS CIÊNCIA DIARIAMENTE. EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, URCA E NOSSA ESCOLA DESENVOLVEMOS OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA URCA BEM COMO PARA OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA. AO FIM DAS OFICINAS REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, GRUPO FOCAL COM ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS, TODAS REGISTRADAS EM ÁUDIO E POR IMAGENS. ENTENDE-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SEJAM INSERIDOS EM UMA NOVA CULTURA, A CULTURA CIENTÍFICA, QUE LHES POSSIBILITARÁ VER E COMPREENDER O MUNDO COM MAIOR CRITICIDADE E COM CONHECIMENTOS PARA DISCERNIR, JULGAR E FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES EM SEU COTIDIANO, COM VISTAS A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TAMBÉM PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E HABILIDADES QUE POSSIBILITARÃO AOS ALUNOS CONTINUAR APRENDENDO. CABE RESSALTAR QUE ATITUDES E VALORES SE CONSTROEM DESDE CEDO E QUANDO A ESCOLA PROPORCIONA MOMENTOS PARA DEBATES, QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÃO E CONFRONTO DE IDEIAS, ABRE A OPORTUNIDADE DE ENSINAR VALORES ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, COMO RESPEITO PELAS DIFERENTES IDEIAS, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPEITO À DIVERSIDADE, ÀS REGRAS COMBINADAS EM GRUPO, CAPACIDADE DE SE COMUNICAR, DE OUVIR E ESPERAR SUA VEZ PARA SE EXPRESSAR, RESPONSABILIDADE, SENSO CRÍTICO E INCLUSÃO SOCIAL. DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O ENCANTAMENTO PELA ÁREA CIENTÍFICA, CULTIVANDO PARA QUE O GOSTO PELA CIÊNCIA SE MANTENHA E FRUTIFIQUE, MAIS TARDE, EM JOVENS INTERESSADOS EM SEGUIR CARREIRAS CIENTÍFICAS, O QUE SE CONSTITUI NUMA AÇÃO MUITO SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, EM UM CONTEXTO EM QUE POUCOS ESTUDANTES DEMONSTRAM INTERESSE PROFISSIONAL PELAS ÁREAS CIENTÍFICAS. DE ACORDO COM LONGHINI (2008) E RAMOS E ROSA (2008), UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COERENTE E ADEQUADO, ALÉM DE ATUAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES, PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, DE MODO A REDUZIR O SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU INSEGURANÇA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DINÂMICO, INTERDISCIPLINAR E ABERTO ÀS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM SALA DE AULA. O APOIO E A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS, A CULTURA DE TRABALHO COLETIVO ENTRE OS PARES NA ESCOLA (RAMOS & ROSA, 2008), ALIADOS A UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E AO COMPROMISSO DE REALIZAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE, PODEM POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TAL COMO APONTAM CARVALHO E GIL-PÉREZ (2006), É IMPORTANTE QUE EM CADA ESPAÇO EDUCATIVO, O TRABALHO DOCENTE VENHA A SE CONCRETIZAR COMO TAREFA COLETIVA DE REFLEXÃO, AÇÃO, PESQUISA E FORMAÇÃO PERMANENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.