O PRESENTE ESTUDO FEZ UMA ANÁLISE DE COMO SE DEU A CONSTITUIÇÃO DO MAGISTÉRIO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TAQUARANA EM ALAGOAS, A FIM DE TECER CONSIDERAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, CONSIDERANDO AS LEIS E REFORMAS DAS POLÍTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL DE CUNHO QUALITATIVO E CONTAMOS COM AS CONTRIBUIÇÕES DE VERÇOSA (2001), OLIVEIRA (2007), DENTRE OUTROS, PARA FUNDAMENTAR O REFERIDO ESTUDO. ADEMAIS, NOTAMOS QUE A CONSTITUIÇÃO DO MAGISTÉRIO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO ESTADO DE ALAGOAS FORAM RESULTANTES DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESSA REGIÃO, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DOS FATORES ECONÔMICOS E POLÍTICOS, SENDO QUE NOS TEMPOS ATUAIS AINDA NÃO FOI POSSÍVEL SUPERAR OS PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO CAUSADOS PELA FORMA COMO SE CONSTITUIU O REFERIDO ESTADO.