DIFERENTE DA MAIORIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS EM SALA DE AULA, EM QUE SE ABORDAM SOMENTE ASPECTOS QUALITATIVOS E VISUAIS, ESTE ARTIGO INVESTIGA O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO CONTRIBUINTE NO ENSINO DOS PRINCIPAIS CONHECIMENTOS ACERCA DA CINÉTICA QUÍMICA, MAIS ESPECIFICAMENTE A DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE REAÇÃO PELO MÉTODO DAS VELOCIDADES INICIAIS, DE FORMA QUALITATIVA E QUANTITATIVA. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRADA, CONSISTIU-SE NUM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO E QUE PODE SER REALIZADO DENTRO DA SALA DE AULA. A PRÁTICA FOI REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. A ATIVIDADE OCORREU DURANTE UMA AULA DO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA GERAL II E SE DIVIDIU EM TRÊS MOMENTOS: AULA EXPOSITIVA, EXPERIMENTAÇÃO E ANÁLISE E TRATAMENTO DOS DADOS EXPERIMENTAIS. COM ESTE TRABALHO, PORTANTO, ALMEJA-SE PROPORCIONAR A PROFESSORES DE QUÍMICA, A POSSIBILIDADE DE AULAS MAIS DINÂMICAS E EXPERIMENTAIS, DE MANEIRA SIMPLES E PRÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ESTUDANTES O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E A ASSOCIAÇÃO DO SABER TEÓRICO COM O PRÁTICO, ENFIM, APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.