SILVA, Keliane Soares. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63026>. Acesso em: 23/12/2024 07:58
O ENSINO DO COMPONENTE DE LUTAS DENTRO DAS ESCOLAS AINDA É CERCADO DE PRECONCEITOS PELO FATO DE SER CONFUNDIDO E RELACIONADO À VIOLÊNCIA, PORÉM ESTE CONCEITO TEM MUDADO, DIANTE DA VASTA MULTIPLICIDADE DE AUTORES QUE VEM INVESTINDO PRA QUE ESTE FATOR NEGATIVO MUDE ESSA CARACTERÍSTICA ERRÔNEA. ESTE TRABALHO VISA TRAZER UM ESTUDO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DE ACADÊMICOS/ESTAGIÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB, REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE,COM ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE FORAM MINISTRADAS AULAS DO COMPONENTE DE LUTAS, DANDO ÊNFASE AO JUDÔ E AO MUAYTHAI. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI O DE PROMOVER A VIVÊNCIA E A EXPERIMENTAÇÃO DESTA MODALIDADE DE LUTAS E CONSEQUENTEMENTE PERCEBER SE ESTE COMPONENTE TROUXE ALGUM BENEFÍCIO NOS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA VIDA DOS EDUCANDOS, BEM COMO SE OS PRINCÍPIOS REPASSADOS, INTRÍNSECOS ÀS ARTES MARCIAIS, COMO A DISCIPLINA E RESPEITO MÚTUO FORAM ALCANÇADOS.