O SEGUINTE ESCRITO APRESENTA OBSERVAÇÕES, RESULTADOS E REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO DECORRER DA MATÉRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). ESTAS EXPERIÊNCIAS SÃO ANALISADAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA PAUTADA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH), NOS LEVANDO A QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO SEU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR. TENDO SIDO CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MÉTODO QUALITATIVO, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO, ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NO CAMPO ESCOLAR. TRAGO COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO OS SEGUINTES AUTORES: BENEVIDES (2003), CANDAU (2010), VENTURA (2007), DUARTE (2004), DIAS (2007), PADILHA (2008), CARVALHO (2004), FERNANDES E PALUDETO (2010). E ALÉM DISSO, SÃO APRESENTADOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS DE ACORDO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (PNEDH). SENDO ASSIM, É APRESENTADA NESTE TRABALHO, A DUALIDADE EXISTENTE NO ESPAÇO ESCOLAR EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH). DENTRE OS RESULTADOS, É EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE OS SUJEITOS PRESENTES NA ESCOLA, E VISANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS, APARECE COMO UMA NECESSIDADE O EXERCÍCIO DA AUTOCRÍTICA, PARA QUE POSSAMOS PRIMEIRO VER ONDE ESTÃO OS ERROS, PARA SOMENTE ASSIM, SEGUIR EM FRENTE VIABILIZANDO UMA MUDANÇA NESTE CENÁRIO, ONDE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDH AINDA ACONTECE DE FORMA TÍMIDA.