NO AMBIENTE ESCOLAR, OS CONFLITOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES, REFLETEM UMA CRISE DE VALORES QUE PERDURA POR DÉCADAS. ESPERA-SE QUE A ESCOLA POSSA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E TRANSMISSÃO DE VALORES, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A LIDAREM COM CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. ESTE TRABALHO INVESTIGOU OS VALORES PESSOAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PROMOVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DE OFICINAS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS COOPERATIVAS, VISANDO À FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS E POSSÍVEIS MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. FORAM REALIZADOS DOIS SURVEYS, O PRIMEIRO, COM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA (N = 980; 51,2% MENINAS; MÉDIA DE IDADE = 13,04) PARA IDENTIFICAR OS VALORES PESSOAIS E VERIFICAR AS TURMAS COM AS MENORES MÉDIAS NOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA; O SEGUNDO, COM OS PARTICIPANTES DAS INTERVENÇÕES, APÓS SEREM REALIZADAS OFICINAS CENTRADAS NA FORMAÇÃO DE VALORES, COM ESSAS TURMAS. OS RESULTADOS APONTAM UMA TENDÊNCIA DE AUMENTO NA MÉDIA DOS VALORES DE AUTOTRANSCENDÊNCIA NAS TURMAS PESQUISADAS, DEMONSTRANDO QUE A FORMAÇÃO DE VALORES PESSOAIS DE FORMA DINÂMICA, VIVENCIAL E SIMBÓLICA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NOS COMPORTAMENTOS DOS ESTUDANTES E PARA A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS HARMÔNICO E AGRADÁVEL. DESTA FORMA, HÁ INDÍCIOS DE QUE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE DINÂMICAS COOPERATIVAS PODEM SER INSTRUMENTOS ADEQUADOS À FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, PERMITINDO NOVAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA.