NO ÂMBITO EDUCATIVO, AS CRENÇAS SÃO CONSIDERADAS COMO UM DOS PRINCIPAIS CONDICIONANTES QUE ATUAM NA DINÂMICA DA SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO, OS PROFESSORES SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES INFLUENCIADOS PELAS SUAS CRENÇAS, SÃO O REFLEXO DOS SEUS VALORES PESSOAIS, DAS INTERAÇÕES CONSTRUÍDAS NO MEIO EM QUE VIVEM E DAS SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM E DAS IMAGENS QUE ELES TÊM DOS SEUS FORMADORES, QUE SERVEM COMO MODELO PARA A SUA PRÁTICA DOCENTE. O ESTUDO OBJETIVA PERCEBER SE AS PRÁTICAS DOCENTES SOFREM IMPACTOS A PARTIR DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESTAS PRÁTICAS SE RELACIONAM ENTRE SI. A METODOLOGIA DO ESTUDO SE DIRECIONA PARA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TIPO EXPLORATÓRIA E COM ABORDAGEM QUALITATIVA. VERIFICOU-SE QUE EXISTE CONTRADIÇÃO SOBRE A NATUREZA MODIFICÁVEL DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES E QUE ELAS SE TRANSFORMAM A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL E QUE ESTA MUDANÇA PODERÁ SER ATRIBUÍDA AOS FATORES COMO A INTENSIDADE DO CURSO, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A PROFESSORA-SUJEITO E OS FORMADORES E A NOVIDADE DO CONHECIMENTO. É IMPORTANTE A REFLEXÃO DO PROFESSOR SOBRE SUA PRÁTICA, TANTO ESTUDANTIL QUANDO DOCENTE, NA TENTATIVA DE ENXERGAR E RECONHECER AS SUAS CRENÇAS. INCLUI-SE A ESSA REFLEXÃO A EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO ALUNO, À FORMAÇÃO DO PROFESSOR E À PRÓPRIA EXPERIÊNCIA PESSOAL DO PROFESSOR.