ALÉM DO OLHAR: A ATUAÇÃO DE DORINA NOWILL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CEGOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58969 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1939 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "ALÉM DO OLHAR: A ATUAÇÃO DE DORINA NOWILL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CEGOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ENCONTRA-SE NA INTERFACE ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VISANDO APRESENTAR A FIGURA DE DORINA NOWILL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TOMAMOS COMO BASE AS DISCUSSÕES DE MICHEL DE CERTEAU SOBRE O LUGAR DE FALA, A PRÁTICA E A ESCRITA. DE TAL MODO, APRESENTAMOS PRIMEIRAMENTE UMA BIOGRAFIA DE NOWILL. EM UM SEGUNDO MOMENTO, ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA INTELECTUAL PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES, EM QUE REALIZAMOS UM DIÁLOGO COM ROMEU SASSAKI, ACERCA DO IDEAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOVIDAS E POSSIBILITADAS PELO TRABALHO DE DORINA NOWILL. PONTUAMOS TAMBÉM A ATUAÇÃO DA INTELECTUAL, COMPREENDIDA AQUI COMO UMA CRIADORA E UMA MEDIADORA CULTURAL, DE ACORDO COM JEAN-FRANÇOIS SIRINELLI. POR FIM, ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA DA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS EM AÇÕES DE PROMOÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO, DIALOGANDO COM JUSTINO MAGALHÃES E ROGER CHARTIER. POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA SOBRE A VIDA E O TRABALHO DE DORINA, ESTA PESQUISA DEMONSTRA A NECESSIDADE DE MAIORES CONHECIMENTOS SOBRE A REALIDADE DOS CEGOS E NOS CONVIDA, NO CENTENÁRIO DA INTELECTUAL ESTUDADA, A LANÇAR UM OLHAR MAIS SENSÍVEL SOBRE O ENSINO INCLUSIVO NO BRASIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "DORINA NOWILL, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID5684_15082019105826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YURI SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58969 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1939 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "ALÉM DO OLHAR: A ATUAÇÃO DE DORINA NOWILL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CEGOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ENCONTRA-SE NA INTERFACE ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VISANDO APRESENTAR A FIGURA DE DORINA NOWILL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TOMAMOS COMO BASE AS DISCUSSÕES DE MICHEL DE CERTEAU SOBRE O LUGAR DE FALA, A PRÁTICA E A ESCRITA. DE TAL MODO, APRESENTAMOS PRIMEIRAMENTE UMA BIOGRAFIA DE NOWILL. EM UM SEGUNDO MOMENTO, ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA INTELECTUAL PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES, EM QUE REALIZAMOS UM DIÁLOGO COM ROMEU SASSAKI, ACERCA DO IDEAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOVIDAS E POSSIBILITADAS PELO TRABALHO DE DORINA NOWILL. PONTUAMOS TAMBÉM A ATUAÇÃO DA INTELECTUAL, COMPREENDIDA AQUI COMO UMA CRIADORA E UMA MEDIADORA CULTURAL, DE ACORDO COM JEAN-FRANÇOIS SIRINELLI. POR FIM, ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA DA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS EM AÇÕES DE PROMOÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO, DIALOGANDO COM JUSTINO MAGALHÃES E ROGER CHARTIER. POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA SOBRE A VIDA E O TRABALHO DE DORINA, ESTA PESQUISA DEMONSTRA A NECESSIDADE DE MAIORES CONHECIMENTOS SOBRE A REALIDADE DOS CEGOS E NOS CONVIDA, NO CENTENÁRIO DA INTELECTUAL ESTUDADA, A LANÇAR UM OLHAR MAIS SENSÍVEL SOBRE O ENSINO INCLUSIVO NO BRASIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "DORINA NOWILL, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID5684_15082019105826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YURI SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }