ESTE TRABALHO ENCONTRA-SE NA INTERFACE ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VISANDO APRESENTAR A FIGURA DE DORINA NOWILL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TOMAMOS COMO BASE AS DISCUSSÕES DE MICHEL DE CERTEAU SOBRE O LUGAR DE FALA, A PRÁTICA E A ESCRITA. DE TAL MODO, APRESENTAMOS PRIMEIRAMENTE UMA BIOGRAFIA DE NOWILL. EM UM SEGUNDO MOMENTO, ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA INTELECTUAL PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES, EM QUE REALIZAMOS UM DIÁLOGO COM ROMEU SASSAKI, ACERCA DO IDEAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOVIDAS E POSSIBILITADAS PELO TRABALHO DE DORINA NOWILL. PONTUAMOS TAMBÉM A ATUAÇÃO DA INTELECTUAL, COMPREENDIDA AQUI COMO UMA CRIADORA E UMA MEDIADORA CULTURAL, DE ACORDO COM JEAN-FRANÇOIS SIRINELLI. POR FIM, ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA DA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS EM AÇÕES DE PROMOÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO, DIALOGANDO COM JUSTINO MAGALHÃES E ROGER CHARTIER. POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA SOBRE A VIDA E O TRABALHO DE DORINA, ESTA PESQUISA DEMONSTRA A NECESSIDADE DE MAIORES CONHECIMENTOS SOBRE A REALIDADE DOS CEGOS E NOS CONVIDA, NO CENTENÁRIO DA INTELECTUAL ESTUDADA, A LANÇAR UM OLHAR MAIS SENSÍVEL SOBRE O ENSINO INCLUSIVO NO BRASIL.