Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA CEGOS BASEADO EMCOMPUTAÇÃO DESPLUGADA

Palavra-chaves: LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTAÇÃO DESPLUGADA, MATERIAL DIDÁTICO, DEFICIÊNCIA VISUAL Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61055 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4772 "inscrito_id" => 14367 "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA CEGOS BASEADO EMCOMPUTAÇÃO DESPLUGADA" "resumo" => """ A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ALUNOS CEGOS EXIGE, DENTRE OUTROS, METODOLOGIAS QUE FACILITEM O\r\n PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS QUE EXPLOREM A\r\n PERCEPÇÃO TÁTIL. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PESQUISAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PROTÓTIPO DE\r\n MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO BASEADO NO CONCEITO DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA O ENSINO DE\r\n INFORMÁTICA. A AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO FOI REALIZADA POR SEIS PROFISSIONAIS EM DUAS INSTITUIÇÕES\r\n QUE ATENDEM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E MOSTROU SER UM RECURSO RELEVANTE CONSIDERANDO A\r\n INCLUSÃO E DISTRIBUIÇÃO DO MESMO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS DE\r\n INFORMÁTICA E AFINS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTAÇÃO DESPLUGADA, MATERIAL DIDÁTICO, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14367_30092019152021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA DA SILVA CERQUEIRA " "autor_nome_curto" => "ISADORA CERQUEIRA" "autor_email" => "isadoracerq@hotmail.com" "autor_ies" => "IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61055 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4772 "inscrito_id" => 14367 "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA CEGOS BASEADO EMCOMPUTAÇÃO DESPLUGADA" "resumo" => """ A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ALUNOS CEGOS EXIGE, DENTRE OUTROS, METODOLOGIAS QUE FACILITEM O\r\n PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS QUE EXPLOREM A\r\n PERCEPÇÃO TÁTIL. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PESQUISAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PROTÓTIPO DE\r\n MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO BASEADO NO CONCEITO DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA O ENSINO DE\r\n INFORMÁTICA. A AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO FOI REALIZADA POR SEIS PROFISSIONAIS EM DUAS INSTITUIÇÕES\r\n QUE ATENDEM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E MOSTROU SER UM RECURSO RELEVANTE CONSIDERANDO A\r\n INCLUSÃO E DISTRIBUIÇÃO DO MESMO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS DE\r\n INFORMÁTICA E AFINS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTAÇÃO DESPLUGADA, MATERIAL DIDÁTICO, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14367_30092019152021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA DA SILVA CERQUEIRA " "autor_nome_curto" => "ISADORA CERQUEIRA" "autor_email" => "isadoracerq@hotmail.com" "autor_ies" => "IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ALUNOS CEGOS EXIGE, DENTRE OUTROS, METODOLOGIAS QUE FACILITEM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS QUE EXPLOREM A PERCEPÇÃO TÁTIL. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PESQUISAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PROTÓTIPO DE MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO BASEADO NO CONCEITO DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA O ENSINO DE INFORMÁTICA. A AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO FOI REALIZADA POR SEIS PROFISSIONAIS EM DUAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E MOSTROU SER UM RECURSO RELEVANTE CONSIDERANDO A INCLUSÃO E DISTRIBUIÇÃO DO MESMO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA E AFINS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.