A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS RECEBIDOS POR MEIO DO PDDE/ EDUCAÇÃO INTEGRAL/ PME NO PERÍODO DE 2010 A 2012, EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PERÍODO ESTE EM QUE O PROGRAMA ABRANGIA QUASE QUE A TOTALIDADE DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ASSIM COMO TAMBÉM FOI O PERÍODO DE MAIOR INVESTIMENTO DE RECURSOS ENVIADOS PELO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). REALIZAMOS PESQUISA QUALITATIVA, BASEADA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE ANÍSIO TEIXEIRA E DARCY RIBEIRO. COMO MEIO DE INVESTIGAÇÃO REALIZAMOS PESQUISA DE CAMPO EM 03 ESCOLAS MUNICIPAIS QUE EXECUTARAM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, NO PERÍODO EM QUESTÃO. UTILIZAMOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS ESTUDOS DE ANA CAVALIERE (2009), LÚCIA VELLOSO MAURÍCIO (2009), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2012), LÍGIA MARTHA COELHO (2009), CLARICE NUNES (2010), JAQUELINE MOLL (2012), JANAINA MENEZES (2017), NICHOLAS DAVIES (2012) E CURY (2008). ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS E LEGISLAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DISPONIBILIZADOS PELO MEC E FNDE. TABULAMOS E CATEGORIZAMOS A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CADA ESCOLA, CONFERINDO NOTAS FISCAIS, REALIZAMOS ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. A PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE A SITUAÇÃO ESTRUTURAL E FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVAM AS ESCOLAS LEVOU OS DIRETORES A UTILIZAREM OS RECURSOS DESTINADOS AO PROGRAMA EM AÇÕES NECESSÁRIAS AO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA COMO UM TODO, O QUE POSSIVELMENTE RESULTOU EM MODIFICAÇÕES NA EXECUÇÃO DO PROGRAMA CONFORME PREVISTO NAS RESOLUÇÕES DO FNDE.