A PESQUISA DESENVOLVIDA TRAZ OS ASPECTOS RELACIONADOS À INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO. PARA QUE A COLETA DOS DADOS PUDESSE ACONTECER DE MANEIRA PRECISA, REALIZOU-SE A ANÁLISE JUNTO AO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO COMO CAMPO A ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL OSSIAN ALENCAR ARARIPE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE CARMELÓPOLIS, PERTENCENTE À REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPOS SALES – CE. QUANTO À ABORDAGEM, ESTA SE DEU DE FORMA QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER COMO SE DÁ O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO, BEM COMO OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS QUE ENVOLVEM AS AÇÕES DIRECIONADAS A TAL PROCESSO. QUANTO AO PROCEDIMENTO, DESTACA-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA EM AUTORES COMO BRANDE (2012), COSTA (2017), MANTOAN (2011), MATTOS (2011), ENTRE OUTROS. COMO ASPECTO PRINCIPAL PARA A JUNÇÃO DAS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS A COMPREENSÃO DA
TEMÁTICA EM ESTUDO. PARA A SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À REALIZAÇÃO DESTA ETAPA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A GESTORES E DOCENTES, O QUE POSSIBILITOU UMA ANÁLISE ACERCA DAS AÇÕES DE INCLUSÃO, BEM COMO A VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. A PESQUISA DESENVOLVIDA É DE IMENSA IMPORTÂNCIA TANTO NO MEIO ACADÊMICO QUANTO SOCIAL, AMPLIANDO OS OLHARES EM TORNO DA CRIANÇA COM AUTISMO E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA UMA ESCOLA PLURAL.