ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O USO DAS TIC PODE AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS EVOCADAS PELOS ESTUDANTES FACE ÀS SITUAÇÕES MATEMÁTICAS A PARTIR DE JOGOS EM SALA DE AULA, MAIS ESPECIFICAMENTE, A MANEIRA COMO OS ESTUDANTES MOBILIZAM OS SABERES MATEMÁTICOS QUE ELES CONSIDERAM APROPRIADOS, PARA CONSTRUIR ESSAS ESTRATÉGIAS. ESSA INVESTIGAÇÃO SURGE DA NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DO SUPORTE QUE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS OFERECEM, AOS ESTUDANTES NESTA CONSTRUÇÃO. O TIPO DE PESQUISA FOI DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E OPTAMOS POR O PROCEDIMENTO TÉCNICO DA PESQUISA-AÇÃO. ESTA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA POR ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA ESSA COMPREENSÃO FORAM REALIZADAS EXPERIMENTAÇÕES COM ALGUMAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DE JOGOS. NESSE CONTEXTO, UTILIZAMOS AUTORES COMO: HAGUETE (1999), THIOLLENT (2011), BORBA (1999); D´AMBRÓSIO (2005). POR FIM, BUSCO COMPREENDER O PAPEL ESPECIFICAMENTE NA MATEMÁTICA E ENTENDO QUE ELA NEM SEMPRE IMPLICA EM UMA VERDADE. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS ESTUDANTES TÊM DIFICULDADES EM MOBILIZAR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS ESTRATÉGIAS PARA A RESOLUÇÃO DE JOGOS.