ESTE TRABALHO SE INSERE NA ÁREA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EM INTERFACE DE DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS. ATRAVÉS DE UMA LEITURA ACERCA DO LUGAR DE FALA, PRÁTICA E ESCRITA (CERTEAU, 1982), TRAÇAMOS UMA BIOGRAFIA DO INTELECTUAL MANOEL GOMES DE MEDEIROS DANTAS, PONTUAMOS A SUA ATUAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE E NA DIRETORIA DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DO ESTADO. IDENTIFICAMOS E REALIZAMOS A ANÁLISE DO DISCURSO DE ARTIGOS PUBLICADOS POR MANOEL DANTAS NA REVISTA PEDAGOGIUM, DA REFERIDA ASSOCIAÇÃO. É POSSÍVEL ATRAVÉS DESTE MAPEAMENTO, ANALISAR AS REDES DE SOCIABILIDADE (SIRINELLI, 1996) CONSTITUÍDAS POR DANTAS E OS DEMAIS INTELECTUAIS DO PERÍODO QUE POSSIBILITARAM A CRIAÇÃO E A CIRCULAÇÃO (CHARTIER, 1988) DE UM DISCURSO EDUCACIONAL NO ESTADO, EM QUE SE DESTACAM AS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E CULTURAIS, BEM COMO AS SUAS PUBLICAÇÕES. DE TAL MODO, TEMOS QUE MANOEL DANTAS FAZIA PARTE DE UMA ELITE ATUANTE COMO CRIADORA E MEDIADORA CULTURAL (SIRINELLI, 1998), QUE CONSTRUIU PARA SI UM CAMPO (BOURDIEU, 1996) DE ATUAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO POTIGUAR, COM BASE NA PRÁTICA E NO PODER DO DISCURSO (FOUCAULT, 1996).