ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O MOVIMENTO FEMINISTA, E A IMPORTÂNCIA DA LUTA DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES. ALÉM DISSO, APRESENTAR O COLETIVO VIDA MARIA, QUE CONSTITUI UM GRUPO DE MULHERES ORGANIZADAS EM UM MOVIMENTO DENTRO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE), E ANALISAR A SUA VISÃO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO, COMO MOVIMENTO SOCIAL. O ARTIGO CARACTERIZA-SE METODOLOGICAMENTE COMO ABORDAGEM TEÓRICA, SITUANDO-SE NOS REFERENCIAIS DA ANÁLISE DIALÉTICA E DA ANÁLISE DO DISCURSO, RECORRENDO À BIBLIOGRAFIA CLÁSSICA DA ÁREA E À ENTREVISTA, COM BASE EM UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO. ESSA PESQUISA RESULTOU NA COMPREENSÃO E FORMULAÇÃO DE CRÍTICAS EM RELAÇÃO A NÃO VISIBILIDADE DO PAPEL ATIVO QUE AS MULHERES POSSUEM NOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES, COM UMA MAIOR ÊNFASE AOS MOVIMENTOS FEMINISTAS. ADEMAIS, POSSIBILITOU IDENTIFICAR AS NECESSIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO COLETIVO VIDA MARIA ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR NAS ESCOLAS. HAJA VISTA QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA AINDA É CARACTERIZADA POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS QUE SERVEM COMO MECANISMO DE CONSERVAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA NA SOCIEDADE.