ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM.