Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, FEIRA DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58573
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3411
    "inscrito_id" => 12323
    "titulo" => "A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12323_20092019152757.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO "
    "autor_nome_curto" => "EPAMINONDES PINHEIRO "
    "autor_email" => "epaminondes7pinheiro@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58573
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3411
    "inscrito_id" => 12323
    "titulo" => "A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12323_20092019152757.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO "
    "autor_nome_curto" => "EPAMINONDES PINHEIRO "
    "autor_email" => "epaminondes7pinheiro@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.