ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE DUAS PESQUISAS REALIZADAS ACERCA DAS POLÍTICAS CURRICULARES BRASILEIRAS E TRAZ REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS FOCALIZANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO. AS DISCUSSÕES EM TORNO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS CRESCERAM, À MEDIDA QUE QUESTÕES REFERENTES À QUALIDADE, À PRESTAÇÃO DE CONTAS E À RESPONSABILIZAÇÃO POR RESULTADOS ADQUIRIRAM CENTRALIDADE EM BUSCA DE MELHORIAS NO SISTEMA EDUCACIONAL. NAS ANÁLISES REALIZADAS EM TORNO DO TEMA, VERIFICA-SE QUE O FOCO DE AVALIAR PARA DIAGNOSTICAR PONTOS FRACOS DE UM SISTEMA EDUCACIONAL VEM SE DISTANCIANDO DO SEU REAL OBJETIVO QUE É A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS VÊM SENDO VALORIZADAS NO SENTIDO DE MERITOCRACIA DA ESCOLA E DO PROFESSOR E TRANSFORMADAS EM BONIFICAÇÕES PARA AQUELES QUE OBTÉM OS MELHORES RESULTADOS.