NO BRASIL A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI INSTITUCIONALIZADA EM 1973, MAIS SÓ EM 1981 COM A CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (PNMA) QUE INCLUIU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO, INCLUINDO A COMUNIDADE COM O OBJETIVO DE PREPARÁ-LOS PARA PARTICIPAREM DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE.
O MÉTODO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS PERGUNTAS DIRECIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. AS PERGUNTAS ESTAVAM RELACIONADAS A SE O PROFESSOR SABE O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELE ENSINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SEUS ALUNOS.
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É LEVANTAR DADOS A RESPEITO DO TEMA TRANSVERSAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM RELAÇÃO A COMO E COM QUAL FREQUÊNCIA O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) É ABORDADO EM UMA ESCOLA DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PIAUÍ.
TANTO O PROFESSOR A QUANTO O PROFESSOR B, POSSUEM DUAS GRADUAÇÃO E AMBOS TRABALHAM COM ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO. OUTRA QUESTÃO EM COMUM É QUE OS DOIS CONCORDAM QUE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA FORMA DE TRANSMITIR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DESDE CEDO PARA AS CRIANÇAS. POIS ASSIM ELAS CRESCEM COM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.
O PROFESSOR A E O PROFESSOR B, ACHAM IMPORTANTE TRATAREM O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA. PARA O PROFESSOR A É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ADQUIRAM ESSE CONHECIMENTO DESDE CEDO POIS ASSIM SERÃO ADULTOS MAIS CONSCIENTES E ÉTICOS. O PROFESSOR B ACHA IMPORTANTE PARA ORIENTAR OS JOVENS A PRESERVAR E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PARA MANTER SUA CONTINUIDADE.