A FORMA COMO O PROFESSOR LIDA COM O CONHECIMENTO PRÉVIO LINGUÍSTICO DO ALUNO E COM O PRECONCEITO LINGUÍSTICO É IMPORTANTE NO PROCESSO AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DO EDUCANDO. COM EFEITO, PRESENTE TRABALHO VISA INVESTIGAR OS CONCEITOS DE LÍNGUA MATERNA E DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO PARA DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA E PEDAGOGOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBICAS NA CIDADE DE MANAUS, ONDE FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS EM QUATRO INSTITUIÇÕES DE ENSINO, COM SETE PROFESSORES, SENDO CINCO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DOIS PEDAGOGOS A PARTIR DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE SOLICITAVA AOS ENTREVISTADOS QUE DEFINISSEM LÍNGUA MATERNA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO. O RESULTADO DA PESQUISA CONSTATOU QUE A MAIORIA DESSES PROFESSORES TEM O CONHECIMENTO DE QUE LÍNGUA MATERNA, COM A RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA, É A LÍNGUA COM A QUAL VOCÊ NASCE, A DO SEIO FAMILIAR, A QUE VOCÊ PRIMEIRO SE EXPRESSA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO É DEFINIDO, MORMENTE, COMO DESPREZO OU DESRESPEITO POR CERTAS FORMAS DE FALAR. OS PROFESSORES DESCREVERAM AINDA A FORMA COMO DIRECIONAM SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AOS TEMAS. COM A INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL RELACIONAR AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA MATERNA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO REFLEXIVO ENTRE AS RESPOSTAS DOS DOCENTES E A TEORIA QUE ALMEJA TRABALHO PAUTADO NA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL.