COMO AFIRMAMOS ANTERIORMENTE, A LEITURA CONDUZ A CRIANÇA AO CONHECIMENTO DO MUNDO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO IMAGINÁRIO, PERMITINDO TAMBÉM O EXERCÍCIO DA FANTASIA, CONDUZINDO O LEITOR A CONSTRUIR A PARTIR DA LEITURA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DAS QUESTÕES QUE O CERCAM. ALÉM DISSO, A LEITURA DIRECIONA A CRIANÇA A ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS PARA QUE EFETIVAMENTE SEJAM INICIADAS A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DA ORALIDADE, IDEIAS E SENTIMENTOS. NESSE SENTIDO, ACREDITAMOS QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES. DE ACORDO COM (MARTINS, 1989, P.25) “A LEITURA SERIA A PONTE PARA O PROCESSO EDUCACIONAL EFICIENTE, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO”. TODAVIA, OS PRÓPRIOS EDUCADORES CONSTATAM SUA IMPOTÊNCIA DIANTE DO QUE DENOMINAM A “CRISE DA LEITURA”. ESSA CRISE SERIA CAUSADA MUITAS VEZES PELA FALTA DE ACESSO AOS LIVROS, E OS FATORES QUE CAUSAM ESSA DIFICULDADE SERIAM A BAIXA RENDA DOS ALUNOS, A FALTA DE BIBLIOTECA E ATÉ MESMO A LIMITAÇÃO DA ESCOLA COM O USO PREPONDERANTE DOS LIVROS PARADIDÁTICOS. O PROJETO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, COM TRINTA ALUNOS DO 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM LIVROS DE HISTÓRIA INFANTIL E O APRIMORAMENTO DO GOSTO PELA LEITURA. PODEMOS DIZER QUE O PROJETO FOI EXECUTADO COM ÊXITO, POIS TODAS AS ETAPAS PROPOSTAS FORAM CUMPRIDAS COM RESULTADOS SATISFATÓRIOS.