O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DIAGNOSTICAR QUAIS AS CONCEPÇÕES E A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI, QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA EM SALA DE AULA. PESQUISAS JÁ REALIZADAS, REVELAM QUE A LINGUAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO ESTUDO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS, ENTRETANTO EXISTEM MUITAS DISTORÇÕES NA FORMA COMO OS PROFESSORES CONCEBEM A LINGUAGEM, O QUE DIFICULTA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE NATUREZA QUALITATIVA E A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DE PESQUISA FORAM 9 PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ESTÃO PARTICIPANDO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PIAUÍ. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS, PERCEBEMOS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM NA FALA DOS PROFESSORES, BEM COMO DISTINTOS ENTENDIMENTOS ACERCA DE SUA IMPORTÂNCIA. NESSE SENTIDO, CONSTATAMOS QUE NAS CONCEPÇÕES DE ALGUNS PROFESSORES PERPASSAM UMA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO. DESTA FORMA, COMPREENDE-SE QUE MUITOS DESSES OBSTÁCULOS PODEM SER SUPERADOS, QUANDO O ENSINO TRADICIONAL DEIXAR DE SER O ÚNICO MEIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.