A ESTIMULAÇÃO PRECOCE ATUALMENTE ESTÁ CIRCUNSCRITA À ÁREA DA SAÚDE. AS AÇÕES DE EXTENSÃO AQUI DESCRITAS TÊM SIDO REALIZADAS MEDIANTE O PROGRAMA DE EXTENSÃO: “ENSINANDO E APRENDENDO LIBRAS: VIVÊNCIAS DA CULTURA SURDA POR SURDOS E OUVINTES EM CENÁRIO DA SAÚDE, NAS PERSPECTIVAS BILÍNGUE E INTERDISCIPLINAR”, PARCERIA DA UFC COM A UNIFOR. O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER AÇÕES REALIZADAS NO SETOR DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS POR CRIANÇAS, FAMILIARES/CUIDADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, PESQUISA-AÇÃO, ABORDAGEM QUALITATIVA, NO PERÍODO DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA INTEGRADA – NAMI. O GRUPO DE CINCO EXTENSIONISTAS É COMPOSTO POR ESTUDANTES DO CURSO LETRAS LIBRAS DA UFC. AS AÇÕES SEMANAIS SÃO DESENVOLVIDAS NO SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE, QUE CONTA COM PROFISSIONAIS DO SERVIÇO: TERAPEUTA OCUPACIONAL, FISIOTERAPEUTA E FONOAUDIÓLOGA, ONDE SÃO ATENDIDAS CRIANÇAS COM OS MAIS VARIADOS DIAGNÓSTICOS, NA FAIXA ETÁRIA DE ZERO A TRÊS ANOS E SUAS MÃES/CUIDADORES. ADOTOU-SE OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE E REGISTROS NOS DIÁRIOS DE CAMPO DOS ESTUDANTES. PROCEDEU-SE A ANÁLISE DESCRITIVA DAS INFORMAÇÕES. IDENTIFICOU-SE QUE O USO DE ESTÍMULOS VISUAIS TEM SIDO INTENSIFICADO, MESMO AS CRIANÇAS SENDO OUVINTES, POIS A PROPOSTA DA LÍNGUA DE SINAIS SE CONTORNA NO QUE É VISUAL, E ASSIM, PRETENDE-SE TRAZER PARA ESSAS CRIANÇAS ESSA FORMA DE VIVENCIAR O MUNDO, DESENVOLVENDO A COMUNICAÇÃO RECEPTIVA E EXPRESSIVA DE FORMA ADEQUADA, MEDIANTE A LIBRAS, PARA, POSTERIORMENTE, DE ACORDO COM AS ESPECIFICIDADES DE CADA CRIANÇA, DESENVOLVER A LÍNGUA ORAL AUDITIVA.