O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DOS DISCENTES DA MODALIDADE EJA, UMA VEZ QUE OS MESMOS NÃO CONCLUÍRAM O ENSINO POR ALGUMA RAZÃO E NÃO PASSARAM PELA ETAPA DE ESCOLARIZAÇÃO EM TEMPO REGULAR E AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES QUE A GESTÃO ESCOLAR PODE PROPORCIONAR AOS DISCENTES NESTE PROCESSO DE REINSERÇÃO A COMUNIDADE ESCOLAR. PARA ISSO SEGUEM-SE DOIS PONTOS INERENTES AOS “DESAFIOS ENFRENTADOS PARA PERMANÊNCIA ESCOLAR DOS DISCENTES” E A “IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES”. O OBJETIVO É ANALISAR ESSAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO MOTIVACIONAL, NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES, A FIM DE DESPERTAREM A MOTIVAÇÃO PELA INTERAÇÃO COM O OBJETO DO CONHECIMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS DIFERENÇAS CULTURAIS, ETNIA, RELIGIÃO, CRENÇAS E COMBATER AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. SENDO ASSIM, JUSTIFICA-SE EM AVERIGUAR SE OS DISCENTES DESTA MODALIDADE ESTÃO REALMENTE MOTIVADOS EM BUSCAR SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PORQUE MESMO QUE A APRENDIZAGEM OCORRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DÁ-SE TAMBÉM NA DIVERSIDADE E NA QUALIDADE DE SUAS INTERAÇÕES. A COLETA DO MATERIAL DEU-SE POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMO ARTIGOS CIENTÍFICOS, LIVROS, LEGISLAÇÃO PERTINENTE E, DE CUNHO QUALITATIVO COM ENTREVISTAS DE ALUNOS DA EJA. PORTANTO, O PLANEJAMENTO, A ORIENTAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA NESSE PROCESSO, E AO MESMO TEMPO UM GRANDE DESAFIO A ENFRENTAR, NO MOMENTO EM QUE OS OBJETIVOS DO ENSINO SÃO LANÇADOS E ADQUIRIDOS PELOS DISCENTES DE FORMA ESPERADA, É EVIDENTE QUE A MOTIVAÇÃO É UM FATOR DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.