O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO SISTEMATIZAR E ANALISAR O LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, ESPECIFICAMENTE AO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO DOCENTE E OS ASPECTOS QUE MOLDAM ESSE PROCESSO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA REALIZADA NA BASE DE DADOS DA SCIELO. PARA TANTO FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO QUE PERMITIU ANÁLISE DE 22 ARTIGOS, CUJA PREDOMINÂNCIA SÃO AS PESQUISAS QUALITATIVAS, SENDO ELAS DESCRITIVAS E EXPLORATÓRIAS, DESENVOLVIDAS COM HOMENS E MULHERES COM IDADES ENTRE 25 A 45 ANOS, PÔDE-SE COMPREENDER QUE DURANTE A ANÁLISE DOS DADOS O TEMA MAIS ABORDADO FOI SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA, BEM COMO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR, ONDE TODA A DISCUSSÃO ENVOLVIA A FORMAÇÃO E O ESFORÇO DE CADA PROFISSIONAL E TODAS AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA SUA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA E NA PRATICA DOCENTE; TAMBÉM FORAM DISCUTIDOS A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR. ALÉM DISSO, CONSTATOU-SE QUE NO BRASIL A REGIÃO QUE MAIS PUBLICOU SOBRE O TEMA EM QUESTÃO FOI A REGIÃO SUDESTE, SEGUIDOS PELA REGIÃO SUL, O QUE CHAMA ATENÇÃO AO FATO DE QUE OS AUTORES DESTAS REGIÕES ESTÃO GANHANDO ESPAÇO E SENDO REFERÊNCIA SOBRE O TEMA EM QUESTÃO. NO ENTANTO, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO EM PESQUISAS QUANTITATIVAS E MISTAS VOLTADAS NÃO SÓ A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR, MAS A DIMENSIONAR OS ASPECTOS SUBJETIVOS DA ATIVIDADE DO PROFESSOR, UMA VEZ QUE A ANÁLISE DE CONTEÚDO POSSIBILITA ESSES DESDOBRAMENTOS ESTIMATIVOS. POR FIM, AS LACUNAS ENCONTRADAS NESSE ESTUDO AMPLIAM A COMPREENSÃO SOBRE OS DÉFICITS E VISLUMBRA PERSPECTIVAS MELHORES SOBRE OS PROCESSOS QUE RESPALDAM AS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO DOCENTE E POLÍTICAS SOCIAIS AOS PROFESSORES EM TODOS OS SEUS NÍVEIS.