ESTA PESQUISA FOCA NO LETRAMENTO DIGITAL, JUNTAMENTE COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS,
TOMANDO COMO PLANO DE TRABALHO A PRODUÇÃO TEXTUAL. ADVINDA DE UMA PESQUISA MAIOR, TEM O OBJETIVO
DE ANALISAR A PRODUÇÃO TEXTUAL DE DOIS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, OBSERVANDO SE A
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PROPOSTA FAVORECE O LETRAMENTO DIGITAL. PARA ISSO, UTILIZA-SE A TEORIA
DOS MULTILETRAMENTOS, OS PRINCÍPIOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL, A DEFINIÇÃO DE RECURSOS
EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) E DE REPOSITÓRIO DIGITAL, ASSUMINDO A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA
LÍNGUA. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, FOI ELABORADA UMA SD VOLTADA PARA OS ANOS FINAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL. EM SEGUIDA, APLICOU-SE ESSA SEQUÊNCIA E SE ANALISOU OS DADOS DE DOIS
ESTUDANTES. NO FINAL, CHEGOU-SE A CONSIDERAÇÃO DE QUE A SD ELABORADA FAVORECE O LETRAMENTO
DIGITAL, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS TENHAM PRÁTICAS EDUCACIONAIS EFETIVAS, CONDIZENTES COM O
ESPAÇO HIPERMODERNO EM QUE VIVEM.