O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO INTITULADO “CADEIAS
MISTERIOSAS” PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE O TEMA PRINCIPAL SERÁ A
NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS (HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS E FUNÇÕES
NITROGENADAS), TENDO EM VISTA QUE ESSES ASSUNTOS PARA A MAIORIA DOS ALUNOS É DESGASTANTE,
CHATO E CANSATIVO. A ATIVIDADE LÚDICA FOI BASEADA NO JOGO “QUEM SOU EU?”, ONDE OS
ESTUDANTES TENTARAM ADIVINHAR QUAL COMPOSTO ESTAVAM NA SUA TESTA ATRAVÉS DE PERGUNTAS
OBJETIVAS COM RESPOSTAS DE SIM OU NÃO. PARA A ELABORAÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS, ERA
NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO, POR PARTE DOS ESTUDANTES, DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO E SEQUENCIAL
EMBASADO NAS NORMAS DE NOMENCLATURA QUE OS PERMITISSEM ENCONTRAR O NOME DA ESTRUTURA. AO
LONGO DO JOGO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR UMA COMPREENSÃO CADA VEZ MAIOR ACERCADO CONTEÚDO DE
NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIU ACERTAR O NOME DO
COMPOSTO, INFERINDO UMA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE
DIVERTIDA E DINÂMICA.