O PRESENTE ARTIGO CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA COM A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO GEOMINÓ DIRECIONADO AOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INTUITO DE INCLUIR A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS EM SALA DE AULA E PROPICIAR UM DEBATE CRÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO GEOGRÁFICO TRABALHADO. DIANTE DA NECESSIDADE PREMENTE DE MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE IMPULSIONA A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES ALTERNATIVAS PARA CADA REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS TEM-SE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS JUNTO AOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A ABORDAGEM DA PESQUISA É CONSIDERADA QUALI-QUANTITATIVA E FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A ATIVIDADE FOI BASEADA NO JOGO DE DOMINÓ HABITUALMENTE UTILIZADO, ONDE TROCA-SE A IMAGEM CENTRAL DA PEÇA POR ELEMENTOS QUE QUEIRA SER TRABALHADO. NESTA ATIVIDADE FEZ-SE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLHA DO CONTEÚDO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE EM ESPECIAL AOS ASPECTOS FÍSICOS, EM QUE APÓS A EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO DURANTE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DIVIDIU-SE OS ESTUDANTES EM GRUPOS ONDE PUDERAM A PARTIR DAS RESPOSTAS COMPLETAR O JOGO DO DOMINÓ, COM AS PEÇAS MODIFICADAS ANTERIORMENTE PELA EQUIPE. O JOGO DE GEOMINÓ TORNA-SE VERSÁTIL, POIS OFERECE POSSIBILIDADES AO PROFESSOR EM UTILIZÁ-LO DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS MINISTRADOS DURANTE O ANO LETIVO. ASSIM, NO CONTEXTO DE SALA DE AULA A ATIVIDADE DEMONSTROU SUA IMPORTÂNCIA AO DINAMIZAR E INCENTIVAR NOVOS ENTENDIMENTOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO, EXPLORANDO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, ALÉM DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E O DOCENTE.