Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS QUE PODEM INTEGRAR DESDE CEDO ESSE PROCESSO?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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      ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A COBRANÇA PELO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, PRINCIPALMENTE PELA\r\n
      MAIORIA DOS PAIS, TEM LEVADO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM ESSAS TÉCNICAS CADA VEZ MAIS CEDO, SEJA PELA\r\n
      PRESSÃO QUE OS PAIS EXERCEM NA ESCOLA SEJA EM CASA PELOS PRÓPRIOS PAIS. CABE A ESCOLA, PRINCIPALMENTE\r\n
      AQUELAS QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTAREM PREPARADAS PARA ESTE DESAFIO, ISTO É,\r\n
      ENSINAR AS CRIANÇAS A LER, ESCREVER E INTERPRETAR. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É VERIFICAR DE\r\n
      QUE FORMA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TÃO ESSENCIAL PARA SE VIVER EM SOCIEDADE E DAR\r\n
      CONTINUIDADE A VIDA ESCOLAR, PODE SER REALIZADO SEM PRESSÃO, AUXILIANDO ASSIM AS CRIANÇAS A\r\n
      ADQUIRI-LO DE FORMA PRAZEROSA E NO TEMPO CERTO. PARA REALIZAMOS ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS\r\n
      ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE CAMPO, FIZEMOS\r\n
      USO TAMBÉM DE UM ESTUDO DE CASO, QUE OCORREU NUMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA\r\n
      GRANDE – PB. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIENCIAS DAS PROFESSORAS E DA OBSERVAÇÃO DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PROCURAMOS VERIFICAR COMO O PROCESSO DE\r\n
      APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA OCORRIA, SE AS CRIANÇAS ERAM COAGIDAS E PRESSIONADAS E OU SE\r\n
      ERAM RESPEITADOS O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DELAS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS POSSUEM\r\n
      UMA DIDÁTICA QUE RESPEITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS,\r\n
      DEMONSTRANDO RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO, COGNITIVO E LINGUÍSTICO DELAS, AS PRÁTICAS DAS\r\n
      PROFESSORAS COM AS HABILIDADES DOS APRENDENTES FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A COBRANÇA PELO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, PRINCIPALMENTE PELA MAIORIA DOS PAIS, TEM LEVADO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM ESSAS TÉCNICAS CADA VEZ MAIS CEDO, SEJA PELA PRESSÃO QUE OS PAIS EXERCEM NA ESCOLA SEJA EM CASA PELOS PRÓPRIOS PAIS. CABE A ESCOLA, PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTAREM PREPARADAS PARA ESTE DESAFIO, ISTO É, ENSINAR AS CRIANÇAS A LER, ESCREVER E INTERPRETAR. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É VERIFICAR DE QUE FORMA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TÃO ESSENCIAL PARA SE VIVER EM SOCIEDADE E DAR CONTINUIDADE A VIDA ESCOLAR, PODE SER REALIZADO SEM PRESSÃO, AUXILIANDO ASSIM AS CRIANÇAS A ADQUIRI-LO DE FORMA PRAZEROSA E NO TEMPO CERTO. PARA REALIZAMOS ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE CAMPO, FIZEMOS USO TAMBÉM DE UM ESTUDO DE CASO, QUE OCORREU NUMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIENCIAS DAS PROFESSORAS E DA OBSERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PROCURAMOS VERIFICAR COMO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA OCORRIA, SE AS CRIANÇAS ERAM COAGIDAS E PRESSIONADAS E OU SE ERAM RESPEITADOS O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DELAS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS POSSUEM UMA DIDÁTICA QUE RESPEITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS, DEMONSTRANDO RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO, COGNITIVO E LINGUÍSTICO DELAS, AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS COM AS HABILIDADES DOS APRENDENTES FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E, POR CONSEGUINTE, PROPORCIONAM AS CRIANÇAS O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA.

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