ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A COBRANÇA PELO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, PRINCIPALMENTE PELA
MAIORIA DOS PAIS, TEM LEVADO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM ESSAS TÉCNICAS CADA VEZ MAIS CEDO, SEJA PELA
PRESSÃO QUE OS PAIS EXERCEM NA ESCOLA SEJA EM CASA PELOS PRÓPRIOS PAIS. CABE A ESCOLA, PRINCIPALMENTE
AQUELAS QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTAREM PREPARADAS PARA ESTE DESAFIO, ISTO É,
ENSINAR AS CRIANÇAS A LER, ESCREVER E INTERPRETAR. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É VERIFICAR DE
QUE FORMA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TÃO ESSENCIAL PARA SE VIVER EM SOCIEDADE E DAR
CONTINUIDADE A VIDA ESCOLAR, PODE SER REALIZADO SEM PRESSÃO, AUXILIANDO ASSIM AS CRIANÇAS A
ADQUIRI-LO DE FORMA PRAZEROSA E NO TEMPO CERTO. PARA REALIZAMOS ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS
ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE CAMPO, FIZEMOS
USO TAMBÉM DE UM ESTUDO DE CASO, QUE OCORREU NUMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA
GRANDE – PB. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIENCIAS DAS PROFESSORAS E DA OBSERVAÇÃO DO
DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PROCURAMOS VERIFICAR COMO O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA OCORRIA, SE AS CRIANÇAS ERAM COAGIDAS E PRESSIONADAS E OU SE
ERAM RESPEITADOS O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DELAS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS POSSUEM
UMA DIDÁTICA QUE RESPEITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS,
DEMONSTRANDO RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO, COGNITIVO E LINGUÍSTICO DELAS, AS PRÁTICAS DAS
PROFESSORAS COM AS HABILIDADES DOS APRENDENTES FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
E, POR CONSEGUINTE, PROPORCIONAM AS CRIANÇAS O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA.