ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 50 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LUIZ GONZAGA BURITY, LOCALIZADA NA CIDADE DE INGÁ, PARAÍBA. CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE (ANTES DA APLICAÇÃO DOS JOGOS) E PÓS-TESTE (APÓS O TERMINO DE CADA JOGO). OBJETIVOU UTILIZAR DOIS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE INTERESSE E DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE AULAS PRÁTICAS QUE UTILIZEM ESTRATÉGIAS COMO JOGOS EDUCATIVOS, DE MANEIRA LÚDICA E DIFERENCIADA, APRESENTAM RESULTADOS EFETIVOS E PROPORCIONAM A APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO ENTRE OS PARES, MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO E RENDIMENTO DOS ALUNOS. A PARTIR DOS TESTES APLICADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE HOUVE MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS. PARA OS JOGOS QUINTETO DOS INVERTEBRADOS E TABULEIRO DOS VERTEBRADOS, OBSERVOU-SE AUMENTO NAS RESPOSTAS CERTAS (22% E 26%), ALÉM DA DIMINUIÇÃO DOS ERROS COMETIDOS (21% E 11%) E DAS RESPOSTAS DADAS EM BRANCO (5% E 11%) EM CADA JOGO, RESPECTIVAMENTE; COMPROVANDO A EFICIÊNCIA DA METODOLOGIA, QUE TAMBÉM APRESENTA COMO CARACTERÍSTICA O FATO DE PODER SER ADAPTADA PARA DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO, AUXILIANDO OS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DE FORMA DIFERENCIADA, SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO.