AS CATEGORIAS DA GEOGRAFIA SÃO IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO, SENDO QUE A COMPREENSÃO DAS ALTERAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS NA PAISAGEM É DE GRANDE RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PESSOAS CAPAZES DE REALIZAREM UMA LEITURA CRÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. PARA TANTO, É NECESSÁRIO QUE OS ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA TENHAM ACESSO A CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E FERRAMENTAS QUE ESTIMULEM QUE OS MESMOS TENHAM INTERESSE E MAIOR CAPACIDADE DE REALIZAREM A LEITURA ESPACIAL. ESTE CONHECIMENTO PODE SER TRABALHADO COM OS ESTUDANTES DE VÁRIAS FORMAS, SENDO QUE, O SOFTWARE GOOGLE EARTH PRO PODE SER UMA FERRAMENTA COM GRANDE POTENCIAL PARA A ANÁLISE DA PAISAGEM. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO ANALISAR A EFICIÊNCIA DO GOOGLE EARTH PRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO, COM FOCO NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS OCORRIDAS NA PAISAGEM, PARA ESTUDANTES DO SEXTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM O USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, SENDO A COLETA DE DADOS FEITA EM QUATRO AULAS, UTILIZANDO OBSERVAÇÃO, DINÂMICAS PEDAGÓGICAS E QUESTIONÁRIO. A MAIORIA DOS ESTUDANTES SOUBE DESCREVER, MESMO QUE DE FORMA SIMPLIFICADA SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM. FOI VISTO QUE OS EDUCANDOS TIVERAM MUITA CURIOSIDADE EM PESQUISAR LOCAIS QUE ELES MORAM, MOSTRANDO UMA RELAÇÃO DE PERTENCIMENTO COM O ESPAÇO VIVIDO. JUNTO A ISSO, CONSTATOU-SE QUE OS EDUCANDOS CONSEGUIRAM, A PARTIR DO USO DO GOOGLE EARTH PRO, ANALISAR AS MUDANÇAS ESPAÇO-TEMPORAIS QUE OCORRERAM NA PAISAGEM NOS LOCAIS ANALISADOS. CONCLUI-SE QUE O GOOGLE EARTH PRO É UMA FERRAMENTA CAPAZ DE CONTRIBUIR NA COMPRESSÃO ALTERAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS NA PAISAGEM.