EM 2008, PELA LEI Nº 11.892, FOI CRIADA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUE TEM UM DE SEUS COMPONENTES OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. COM VISTAS A COMPREENDER AS PARTICULARIDADES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ÂMBITO DO IF GOIANO – CAMPUS URUTAÍ, ESTE ESTUDO APRESENTA O PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, CONSIDERANDO ASPECTOS COMO: ORIGEM ESCOLAR, LOCALIDADE DE ORIGEM, ETNIA, RENDA FAMILIAR, SEXO E IDADE. PARA TANTO, FOI REALIZADA PESQUISA DOCUMENTAL, BASEADA EM DOCUMENTOS E DADOS DISPONIBILIZADOS PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO INVESTIGADA, E TAMBÉM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA EM AUTORES QUE ESTUDAM AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO SUPERIOR. COMO RESULTADO, ESTE ESTUDO CONSTATOU QUE O IF GOIANO – CAMPUS URUTAÍ TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, VISTO QUE, LOCALIZADA EM UMA CIDADE COM POUCO MAIS DE TRÊS MIL HABITANTES, OFERTA DEZ CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, ATENDENDO, APENAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO, A MAIS DE 800 ALUNOS, PROVENIENTES DE GOIÁS E DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, O QUE É BASTANTE REPRESENTATIVO. ALÉM DISSO, TEM FORTE MARCA SOCIAL, POIS INCORPORA PRINCIPALMENTE SEGMENTOS DE BAIXA RENDA.