O FOCO DO PRESENTE TRABALHO FOI DINAMIZAR AS AULAS USANDO A LUDICIDADE PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS REGRAS MATEMÁTICAS DOS ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS. PARA ALCANÇAR NOSSO OBJETIVO APLICAMOS OS JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA DANDO SENTIDO A MESMA, LEVANDO O DISCENTE A NÃO DECORAR A FORMA DE RESOLUÇÃO MAIS SIM ENTENDER O SEU FUNCIONAMENTO, PROCURANDO DESENVOLVER NO MESMO, ATITUDES CRITICAS EM RELAÇÃO AO QUE É ENSINADO OU PROPOSTO PARA SER ENSINADO. PARA FUNDAMENTAR NOSSA PESQUISA UTILIZAMOS AS IDEIAS DE SCHON (1983), DE ZEICHNER; DINIZ-PEREIRA (2005), DE IMBERNÓN (2000), DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DE HUIZINGA (2000) ENTRE OUTROS. FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COM INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DO 3º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANANINDEUA/PA, A PROFESSORA REGENTE DA TURMA É GRADUADA EM PEDAGOGIA COM 27 ANOS EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. NA ANÁLISE DOS DADOS, LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES, EM CONTRAPARTIDA, OBSERVAMOS QUE O MAIOR OBSTÁCULO PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS, NA VERDADE SE TRATAVA DE DIFICULDADES NA LEITURA. ISSO NOS IMPACTOU BASTANTE, PERCEBEMOS COMO AS DISCIPLINAS SÃO INTEGRADAS, PRINCIPALMENTE NESSE NÍVEL DE ENSINO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NESSA FAIXA DE ESCOLARIDADE OS ESTUDANTES POSSUEM MAIOR FIXAÇÃO DOS ASSUNTOS ABORDADOS, PORÉM, NECESSITAM DE ESTÍMULOS.